sexta-feira, 5 de junho de 2009

Le Châtelier


Qualquer área, ou assunto de uma determinada matéria, possui um pesquisador, ou figura que proporcionou um avanço a mesma. Na biologia, por exemplo, temos Charles Darwin com a teoria da seleção natural, na física, temos Einstein, pois na química, não é diferente.
Hoje, vou tratar de uma figura muito importante, Henri Louis Le Châtelier (8 de outubro de 1850, Paris - 17 de junho de 1963, Miribel-les Èchelles, em Isère) foi um químico e metalurgista francês que contribuiu significativamente para o desenvolvimento da termodinâmica e conhecido pela descoberta da lei do equilíbrio químico (1888).
Estudou no Collège Rollin, na École Polytechnique e ficou professor, em 1877, da Escola de Minas, em Paris. Foi professor de Química geral no Collège de France de 1898 até 1925.
Em 1884 Le Châtelier enunciou a Lei do Equilíbrio Móvel, também conhecida como Princípio de Le Châtelier, que afirma que "quando um sistema em equilíbrio é perturbado, por variação de concentração, de pressão total, ou de temperatura, a alteração que nele se opera é de molde a reduzir o efeito imediato daquela perturbação. Com base neste princípio uma indústria pode, por exemplo, prever, com antecedência, a quantidade de uma substância que deseja produzir.
Le Châtelier inventou também o pirómetro óptico, um instrumento que mede a temperatura por observação da cor dos corpos. Este instrumento é muito usado em cerâmica, metalurgia e noutros campos para medir a temperatura de fornos.


Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Henri_Louis_Le_Ch%C3%A2telier

Um comentário: