quarta-feira, 10 de junho de 2009

Cálculo


Bem, eu não vou negar que cálculo é uma matéria importante, mas, convenhamos, ela pode ser importante, mas não significa que seja fácil, ou algo gostoso de se estudar (me perdoe quem goste dessa matéria, mas, como dizem, gosto não se discute...)
Sabe, as pessoas que contribuíram para o desenvolvimento dessa área deviam gostar muito de matemática. Eu fico falando que elas eram bastante atoas e não tinham o que fazer. Puxa! Tem tanta coisa nessa vida e o que eles fazem? Calculam!!! Imagina você no final de semana e seu amigo te convida para sair e você diz: “Ah! Desculpa, mas não vai dar, é que no momento eu estou integrando uma função”
Eu sei que do jeito que eu falo, parece que eu estou desmerecendo essas pessoas, mas... vai gostar de matemática, hein? xD
Ah! Que seja, mas quem sabe os matemáticos do passado não fumavam algum baseado... Porque, convenhamos, eles descobriram cada coisa... Imagina por exemplo a integral, quando é que alguém vai chegar a conclusão que a integral é a função inversa da derivada e que ela havia sido criada originalmente para determinar a área sob uma curva no plano cartesiano?!!!! Vai saber neh? Só sei que eu sou uma simples mortal! Mas, como diria a minha colega Brenda: “Integrei para Deus para ele derivar.”
O post de hoje vai então em homenagem a integral =)


"No cálculo, a integral de uma função foi criada originalmente para determinar a área sob uma curva no plano cartesiano e também surge naturalmente em dezenas de problemas de Física, como por exemplo na determinação da posição em todos os instantes de um objeto, se for conhecida a sua velocidade instantânea em todos os instantes.
O processo de se calcular a integral de uma função é chamado de integração.
Diferentemente da noção associada de derivação, existem várias definições para a integração, todas elas visando a resolver alguns problemas conceituais relacionados a limites, continuidade e existência de certos processos utilizados na definição. No entanto todas estas definições dão a mesma resposta para o resultado final de uma integração.
A integral também é conhecida como antiderivada. "



Obs: a partir de agora os comentários inúteis vão pro início do post msm xD

Nenhum comentário:

Postar um comentário